10 de abril de 2010

Refrigerante de cola pode reduzir contagem de espermatozóides

Ter filho é o sonho de boa parte dos casais. E um hábito comum pode atrapalhar esse desejo, de acordo com um estudo dinamarquês divulgado na publicação American Journal of Epidemiology. Beber refrigerante do tipo cola em excesso poderia baixar a contagem de espermatozoides.

Mais de 2,5 mil jovens fizeram parte da pesquisa. Os 93 participantes que ingeriam mais de um litro por dia do produto apresentaram, em média, contagem de espermatozoide 30% menor (35 milhões por mililitro de sêmen) em comparação com os que não a saboreavam (média de 50 milhões por mililitro). O grupo também comia mais fast food e menos frutas e hortaliças.

A ideia inicial era analisar a relação entre a cafeína e a saúde reprodutiva do homem. No entanto, é improvável que a culpa da menor qualidade do esperma seja da substância, já que o consumo de café não proporciona o mesmo efeito, mesmo tendo teor maior dela. Ainda não se sabe se o problema está relacionado a outros componentes dos refrigerantes de cola, ao estilo de vida pouco saudável ou a ambos. Os cientistas disseram ao jornal Daily Mail que são necessárias mais pesquisas. Na dúvida, o melhor é não exagerar na dose.

O_O.

Via Terra

0 comentários: